sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


NOSSA SENHORA DE LOURDES 

Lomba da Maia
11 de Fevereiro 2011

«Um dia em que fui à margem do Gave apanhar lenha com outras duas meninas, ouvi um rumor. Voltei-me para o lado do prado e reparei que não havia a menor agitação no arvoredo. Então levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi uma Senhora vestida de branco: tinha um vestido branco e uma faixa azul à cintura e uma rosa amarela em cada pé, da cor do rosário que trazia».

«...e depois mandou-me ir beber à fonte. Como não vi nenhuma fonte, fui beber ao Gave. Ela disse-me que não era ali e fez-me sinal com o dedo, indicando-me o lugar onde estava a fonte. Dirigi-me para lá, mas só vi um pouco de água suja; quis encher a mão para beber, mas não consegui nada. Comecei a escavar e daí a pouco já podia tirar um pouco de água. Deitei-a fora por três vezes, mas à quarta já a pude beber».





«Finalmente, erguendo os braços e levantando os olhos ao céu, disse-me que era a Imaculada Conceição».
De uma carta de Santa Maria Bernarda Soubirous, virgem
(Carta ao P. Gondrand, ano 1861: cf. A. Ravier,
Les écrits de Sainte Bernadette, Paris 1961, pp. 53-59)

 


ORAÇÃO COLECTAVinde em auxílio da nossa fraqueza, Senhor de misericórdia, e concedei que, celebrando a memória da Imaculada Mãe de Deus, sejamos purificados dos nossos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Dia Mundial do Doente

Dia Mundial do Doente




Neste dia Mundial do Doente, visitei os Irmãos doentes durante a manhã e tarde, levando Jesus Eucaristía. O conforto para as suas almas, aconchego para as suas enfermidades, e candeia acesa no caminho das lutas quotidianas. Acompanhemos os nossos enfermos nas suas tribulações com orações e boas obras!
   
«Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial do Doente, exorto também as Autoridades a fim de que invistam cada vez mais energias em estruturas médicas que sirvam de ajuda e apoio aos sofredores, sobretudo aos mais pobres e necessitados e, dirigindo o meu pensamento a todas as Dioceses, transmito uma saudação afectuosa aos Bispos, aos sacerdotes, às pessoas consagradas, aos seminaristas, aos agentes no campo da saúde, aos voluntários e a todos os que se dedicam com amor a cuidar e aliviar as chagas de cada irmão e irmã doente, nos hospitais ou casas de cura, nas famílias: nos rostos dos doentes sabei ver sempre o Rosto dos rostos: o de Cristo.
A todos garanto a minha recordação na oração, enquanto concedo a cada um a especial Bênção Apostólica.
Vaticano, 21 de Novembro de 2010».

BENEDICTUS PP. XVI


 Anima Christi, sanctífica me.
 
   Corpus Christi, salva me.
 
   Sanguis Christi, inebria me.
 
   Aqua láteris Christi, lava me.
 
   Pássio Christi, confórta me.
 
   O bone Iesu, exáudi me.
 
   Intra tua vulnera abscónde me.
 
   Ne permíttas me sepári a te.
 
   Ab hoste malígno defénde me.
 
   In hora mortis meae voca me.
 
   Et iube me veníre ad te, ut cum Sanctis tuis laudem te in sáecula saeculórum.
 
 
   Ámen.